Skip to Store Area:

Volte à página inicial

O ano-novo do calendário gregoriano começa em 1 de janeiro (Dia do Ano Novo), assim como era no calendário romano. Existem inúmeros calendários que permanecem em uso em certas regiões do planeta e que calculam a data do ano-novo de forma diferente. A comemoração ocidental tem origem num decreto do imperador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). 

No Brasil a praia de copacabana e um espetaculo a parte, em Copacabana - RJ, são 24 toneladas distribuídas em 11 balsas . Durante 16 minutos, o céu foi iluminado por cores e formas, marcando com grandiosidade e alegria a chegada do ano novo. Os fogos tem seis fases marcantes: voo azul; floresta de cores; natureza exuberante; aquarela carioca; paz e luz; e bem-vindo ano novo. Tudo isso embalado por uma trilha cinematográfica, assinada pelo compositor e produtor musical John Powell. Ele é responsável por trilhas sonoras de superproduções hollywoodianas como as dos filmes Rio, Shrek e Ultimato Bourne.

A novidade fica por conta da 'Lei do Axé' garante oferendas a Iemanjá no Rio de Janeiro

Umbandistas temiam multas da prefeitura por causa do lançamento de oferendas (flores e presentes) ao mar, mas a nova Lei sancionada dia 19/12/2013, garantiu o início das homenagens que atraem turistas do mundo inteiro

Voltar a página inicial